quarta-feira, 1 de julho de 2009

Entrevista - Fernando Soares

O entrevistado é um homem do norte, chama-se Fernando Soares, mas é mais conhecido como Desmodronic.


Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Fernando Soares (FS) - Tudo começou à cerca de oito anos. Antes dos slots, dedicava-me aos RC's, mas a verdade é que gastava pequenas fortunas com esse hobby. Procurei então uma alternativa que me desse tanto ou mais prazer, e foi assim que descobri os slots. Mais tarde, vim a descobrir que os slots não eram uma alternativa tão económica quanto isso, mas o bichinho já estava instalado e não havia volta a dar.


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

FS - Para mim eram as duas... por vezes custava-me imenso andar com alguns carros, porque sabia que os ia acabar por esmurrar.

Por isso acabei por me dedicar mais às classes de protótipos para competir e continuei a ter as minhas relíquias de colecção.


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

FS - Comecei com a velocidade, apenas porque na altura os rally's eram raríssimos. Assim que começaram a haver mais provas de rally, praticamente abandonei a velocidade.

A paixão pelos rally's era tanta que ia frequentemente a Espanha para poder correr e aprender com os melhores.



Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?


FS - Tive várias situações marcantes, seja pela positiva, seja pela negativa.

Consegui algumas vitórias importantes que me deixaram muito orgulhoso, mas devido à minha maneira de ser (tenho o coração perto da boca), também fiz alguns inimigos no slot e isso é o que mais pena me deixa.

Mas, o momento que mais me marcou, foi a minha participação na final Nacional dos Campeonatos Ninco (S1600 e Mini's), não porque tenha tido bons resultados, mas sim porque no rally, fui pistador de um inesperado vencedor (Carlos Machado). Essa pessoa já não se encontra entre nós, mas enquanto eu me lembrar desse dia, estará sempre no meu coração.



Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?



FS - O meu panorama e perspectivas, são neste momento... ZERO, estou a abandonar completamente a modalidade.

O que prevejo para o futuro do slot, não é nada bom (oxalá eu me engane), mas o futuro dirá se eu tenho ou não razão.

O slot foi inventado há muitos anos e de certeza que o inventor não era português, portanto ninguém é dono dele!

É importante que as pessoas partilhem conhecimentos, que façam viagens para correr noutras pistas, para assim conhecerem outras realidades.

E acima de tudo, que se deixem de mesquinhices, porque isso não leva a lado nenhum.


Nota: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário