sexta-feira, 3 de julho de 2009

Entrevista - Bruno Guerreiro "Brunex"


O homem que se segue, é um piloto de velocidade 1/32, dos melhores, tanto ao comando dos bólides como no capitulo da preparação, "nome de guerra" nos slots - Brunex.


Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Brunex - É assim, em pequeno tive a sorte de me terem oferecido uma pista, e para mim desde que tenha motor e sirva para a competição, eu gosto.

Lembro-me que a pista ainda era com uma caixa de alimentação feita por pilhas, 4 daquelas “gigantes”, mas desde logo tive aptidão para que os carros a meu ver andavam muito pouco, não demorou muito até que eu ligasse mais umas quantas pilhas em série de modo a aumentar a potência, mas depois de uns tempos eu ter começado a interessar pelas bicicletas e futebol, o slot caiu um pouco no esquecimento até que em 2001 um colega meu do trabalho (Fernando Maia, velha guarda dos slots) ter-me convidado a ir à casa dele ver uma pista de rallys. Fiquei completamente deslumbrado, a partir daí e para ajudar à festa tive a sorte ou o azar, de um Sr. de nome Rui Pinho ter aberto mesmo ao lado da minha casa uma loja de slots, a RGP Slotcenter.

Foi o inicio de varias discussões em casa no inicio aquilo era do pior, a minha mulher até se passava, dizia ela “agora um homem casado a brincar aos carrinhos”…………………………..

Elas não percebem nada…………………………o vicioooooooo…………


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

Brunex - Para mim,……….COMPETIÇÃO PURA E DURA.

Ate há poucos dias atrás ainda experimentei fazer uma pequena colecção de Hondas NSX Ninco,mas acho que o coleccionismo só mesmo para estáticos, mesmo os Hondas ainda lhes tirei os motores e patilhões, mas coleccionar não é para mim. Por isso, slotcar é mesmo competição, desde sempre fui uma pessoa competitiva comigo mesmo, tento sempre dar o melhor, e se por vezes fico frustrado, é comigo mesmo por não ter feito melhor, para competir prefiro contra os melhores pilotos e equipas de topo, sempre fui assim nos Karts e é assim que gosto de estar nos slots, e para ficar bem comigo mesmo as coisa têm de ser mediante as regras estabelecidas, acho que não tem sabor nenhum andar nas ilegalidades, para quê?......ganhei, mas estou ilegal, que sabor de vitoria tem isso………………a meu ver,… nenhuma.

Mas ainda há quem viva nessa ilusão e se julguem os melhores, pode ser……mas de certeza que não é numa pista de slots……………..onde isso pode acontecer é no País das Maravilhas, junto da Alice……


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

Brunex - Confesso que a velocidade é o que me seduz mais, mas como esta a entrar por campos que eu pessoalmente não admiro, está numa fase em que todos querem ganhar custe o que custar, e como em alguns casos existem clubes e pistas que nada fazem para combater isso com medo de perder clientes,………vão perdendo outros……….assim vai a velocidade, então tenho feito uma pausa e fui experimentar os rallys e raids, e estou a gostar, o problema é que a minha vida profissional não me disponibiliza muito tempo para estes eventos, que por vezes são ao fim de semana, mas com a entrada do sistema Open, tem-me permitido de vez em quando umas corridas de rallys e raid.

Mas a velocidade ainda é o que prefiro……………………….


Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

Brunex - Ouve vários, uns pela positiva outros pela negativa.

Pela positiva foi sem duvida o lugar alcançado na primeira corrida do campeonato da Europa Grupo C, nas 24h do Cartaxo, mais ainda por ser a melhor equipa portuguesa e também pelo facto do carro ter sido todo montado e preparado por mim, poucos minutos antes de entrar em parque fechado e ouvir por parte dos Espanhóis e Italianos grandes elogios pela forma como estava preparado o carro, e permitindo por duas vezes ficar em 2º lugar em duas calhas. Se calhar muita gente não sabe é que sou mais adepto de preparar slots do que a conduzir, eu fico muito contente quando um slot preparado por mim (Brunex Motorsport) ganha, seja em que mão for, não me faz diferença, alegria para mim é maior, adoro preparar slots, gasto montes de horas de sono por vezes a preparar slots, chego a ir de directa para o trabalho, mas se ele ficar bem classificado, não me faz diferença se é A, B ou C a conduzir, ouve ainda tempos que tive uma equipa de slots, em que preparava o meu slot e mais de 2 companheiros de equipa e se fazíamos os três primeiros, isso é do melhor.

Outro momento que me marcou muito, talvez o que me marcou mais e o pior é que foi pela negativa, e atingiu-me muito pessoalmente em relação aos slots, ao ponto de ponderar abandonar os slots, foi quando tive o convite da AE Cacem para fazer parte da equipa e preparar o carro para as 24h do Porto,,,,,e falhei ou fizeram-me (organização) falhar, os treinos livres o carro estava uma autentica bala, havia pilotos e equipas que perguntavam se estaríamos com pneus P1 (na altura a corrida iria-se disputar com PKS), o carro estava extremamente rápido e com o “sol “a brilhar por cima dele, eis que no dia seguinte a tempestade se debateu sobre mim e sobre o carro e como eu tinha tido a responsabilidade de preparar o carro, senti uma enorme frustração pelo resultado que a equipa teve, e eu tinha falhado nisso, e uma equipa que levava grandes expectativas de um bom resultado final, eu senti que tinha feito um mau trabalho, então nessa altura tive cerca de 4 meses sem mexer em slots………………..acho que foi o que mais me marcou……e ainda hoje peço desculpa por isso.


Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

Brunex - Já vi dias melhores e enquanto houver “lobbys” neste sector e um querer dominar a vertente Slotcar por parte de alguns clubes ou pistas, um infindável tira teimas de quem será o clube dominante nesta ou naquela área, recorrendo a métodos de lavagens cerebrais a clientes bombardeando-os de argumentos baixos e mentiras levando clientes fracos de espírito e facilmente manobrados, dai criando até nesses clientes alguma rejeição de frequentar este ou aquele clube, pensando erradamente que o clube “rival” não presta, e isto acontece na velocidade e Rally e raid.

Isto do Slotcar devia ser uma união, clubes, pistas a pensar como um só, devia ser a (FOTA da FIA), pensarem todos em promover e saber o que era preciso fazer para melhorar isto do Slotcar.

Por exemplo: imaginando que eu era proprietário de um Clube A e ver que o Clube B tem tido uma melhor adesão de clientes, e que esses clientes saem satisfeitos do Clube B, eu tentava fazer as coisas parecidas a esse Clube (mas claro marcando a minha imagem na mesma) o que não faria era criticar ,criticar e denegrir e etc… porque mais tarde pode ser o inverso, o Clube A a estar por cima e o Clube B a precisar de ajuda, por isso uma união será o melhor para o Slot, e está na hora das grandes Pistas ou Clubes se juntarem e discutirem o melhor para o slot, outra coisa em que deveria haver consenso era nos regulamentos e datas, fazer cumprir os regulamentos, o que não acontece na maior parte dos clubes.

Em relação ao aluguer das pistas acho que os preços estão um pouco altos nesta fase em que o Mundo atravessa, ou então promoções como já acontece em algumas pistas, o que um proprietário de uma loja o que mais gosta de ver é a sua loja cheia de gente, e nesses casos uma maior promoção dos cartões a fim de manter esses clientes o mais tempo possível na loja, com isso torna-se uma maior proximidade com o cliente, o cliente também pode (para quem tem) frequentar a área de bar e parte de acessórios.

A atenção do proprietário para com o cliente tem de ser a mais saudável possível.


Nota: o conteudo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário