sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Entrevista - Luis Franjoso


A entrevista que se segue é com Luis Franjoso, um piloto de velocidade da Adrenaline.



Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Luis Franjoso (LF) - A minha primeira prenda, em Agosto de 1972, foi-me oferecida pelo meu avô. Uma pista oval cor de laranja, com dois buggy's, um azul e outro vermelho... ainda não falava, nem saia do berço e já tinha uma pista... Com o passar do tempo fui tendo pistas e alguns carros que ia destruindo com as brincadeiras de rua... algures entre 97, 98 juntamente com o meu amigo Miguel Leiria (o pura fúria), compramos uma pista da Scalextric inglesa que fomos ampliando. A partir dai o interesse (ou vicio) foi aumentando. Desde então, tirando alguma períodos de reflexão o interesse e a paixão têm-se mantido.


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

LF - Um misto das duas. Gosto de coleccionar alguns carros, que me marcaram na escala real ou mesmo os Ferraris de que tanto gosto. A competição também é interessante, desde que não seja levada ao extremo, não acho que deva ser levada ao extremo, ao ponto de as pessoas se chatearem por isso. Prefiro perder uma corrida a perder um companheiro de slot por causa de uma competição. Acima de tudo, o slot é convívio, camaradagem e aprendizagem.


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

LF - Gosto de todas as vertentes do slot mas tenho mais carinho pela velocidade.


Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

LF - Essa agora é mais complicada... não tenho assim um momento que tenha sido o tal que me tenha levado ao céu. Acredito que o melhor ainda está para vir. Mas quase todos os momentos foram marcantes, desde as picas em casa com os amigos, às corridas na antiga pista no Cartaxo, ao inicio das corridas no clube de Lisboa, às corridas e aos picanços com Fell na Adrenaline, as 24 horas do Cartaxo o ano passado. Mas todos os momentos em que fiz grandes amizades por causa dos slots.


Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

LF - As perspectivas para o futuro, são as melhores, acredito que o slot vai dar a volta por cima e que se todas as pessoas envolvidas nos slots se deixarem de "guerras" e pequenas picardias não muito saudáveis, o futuro da modalidade, vai prosperar. Quanto ao panorama actual, vive-se um bocado no receio da "crise". Há corridas por todo o lado, com mais ou menos pessoas, corridas mais saudáveis que outras mas sinceramente, tirando a dita "crise", mais financeira, acho que o slot já viu dias piores.


Nota: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário