quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Entrevista - Gustavo Branquinho


Após um pequeno interregno, voltamos às entrevistas, Gustavo Branquinho, homens das forças de segurança e aficionado do slotcar, também conhecido pelo seu scratch & building de modelos militares.



Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Gustavo Branquinho (GB) - Desde miúdo que tive interesse em carros e miniaturas, mas devido á minha personalidade irrequieta rapidamente se transformavam em destroços e serviam para efectuar testes explosivos, bons tempos em que podíamos comprar bombinhas em qualquer quiosque.

Com os anos e após a destruição total dos meus carros em miniatura, o meu Tio ofereceu ao meu primo uma pista STS, com veículos de tracção total, aí nasceu o bichinho que ficou adormecido por décadas de incapacidade financeira. Já em idade adulta e encontrando-me a cumprir serviço militar resolvi comprar uma pista SCX, que foi montada e desmontada inúmeras vezes no meu quarto. A dada altura na minha puberdade resolvi começar a fazer modelismo estático, com os anos e na uma ida á Diorama em Santa Marta descobri a pista de slots, tendo começado de forma inicial na parte de fora da pista a olhar para os outros, digo Zé grande, Carlos Afonso, Pedro Fernandes, até que resolvi perder a vergonha e arrisquei uma ida à pista, onde a minha alcunha era o cambalhotas.Com o passar dos tempos e com bastantes idas à Diorama, resolvi a certa altura entrar no Troféu dos Vanquish, ande sem estranhar o ultimo lugar foi meu. Desde essa altura que o bicho que esteve adormecido tem se fortalecido e crescido.


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

GB - Nas duas vertentes porque acabamos sempre por ter um ou outro modelo que já antevemos não o colocar a andar por que não queremos estragar por motivo vários.



Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

GB - Sem dúvida Rally/raidslot, a “poeira” sobe à cabeça. Mas acima de tudo prefiro construir e reproduzir algumas máquinas, porque me dão animo e movimentam a imaginação.


Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

GB - Se não mencionasse a resistência das 12 Horas do Cartaxo, seria mentira porque foi o momento que meu deu mais gozo até hoje, mas também lembro com muito gozo do Memorial Carpinteiro Albino e as Memorias em Slot, onde por diversos factores me diverti com grande gáudio.


Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

GB - Gostava que a união e a uma maior concertação de esforços, reinasse em prol da sã continuidade deste hobby/desporto. Infelizmente por factores que agora não interessa mencionar, á indivíduos que aliado a frustrações ou quem sabe numa ideologia dominante não consegue viver a sua vida sem se intrometer na dos outros.


Nota: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário