segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Entrevista - Ricardo Inácio


Mais entrevistas, desta feita Ricardo Inácio, dos poucos aficionados que teve a primeira experiência no slotcar como pistador.




Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Ricardo Inácio (RI) - O gosto por brincar com carrinhos, desmontar e voltar a montar é de criança. Desde pequenino que sempre brinquei com carrinhos. À medida que fui crescendo, continuei a brincar com carrinhos porque tinha os meus primos que eram pequenos e alguém tinha que os entreter.
Aproximadamente 5 anos atrás andava no Toys à procura de um brinquedo de Natal para oferecer ao meu afilhado. De todos os brinquedos que vi escolhi uma pista da SCX porque era o brinquedo que eu gostava de receber (mesmo já adulto!). Aquando da entrega da prenda, montei a pista e comecei gatilhar. Gostei muito daquela sensação de correr, de tirar e pôr pneus, observar o comportamento do carro nas curvas, analisar o desempenho motor, enfim, fiquei fascinado. Parecia que estava na minha infância.
O interesse aumentou e comecei a pesquisar na Internet coisas sobre a SCX. Fui pesquisando, link puxa link e descobri o Slotcar (até à data não conhecia esta designação).
Visitei pela primeira vez uma pista a sério no Cacém (por acaso estavam lá a fazer uma corrida de Porsches 911 da Ninco), deixaram-me pistar (que simpáticos!!!!!) e adorei aquele ambiente e aquela sensação de competição. O Américo deixou-me dar umas voltitas pela minha boa prestação na pistagem e eu fiquei derretido.
Pesquisei novamente na Internet possíveis pistas de Slotcar e encontrei uma muito boa geograficamente (10 minutos de casa) e com um bom ambiente para a prática do slotcar. O clube SCCL - Slot Car Clube de Lisboa.



Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

RI - O meu interesse é sobretudo competição.
O coleccionismo implica, na minha opinião, que não se possa mexer nos carros, um grande investimento porque uma colecção nunca está acabada, há sempre um modelo que não temos ou há sempre novidades que queremos ter.
Gosto de canalizar o meu investimento em peças, carros para competir.
Além disso, a competição faz-me lembrar eventos à escala 1:1. Existem adversários, objectivos/metas, rivalidades, etc.



Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

RI - Apenas e só velocidade. O rally é giro, o raid é muito giro mas não existe aquela sensação de competir contra 5 pilotos simultaneamente. Já experimentei rally (nunca raid) e fiquei com uma sensação de vazio, queria andar mais tempo. Também acho que a minha maneira de ser não se dá com as provas de rally, dado que estas realizam-se de forma individual com todos os outros pilotos a olharem para nós. (na velocidade é diferente existem mais 5 pilotos ahahahaha).




Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

RI - De uma forma nada particular, eu diria que todos. Cada corrida, cada campeonato são vividos por mim com adrenalina, como diria alguém sobre a Resistejo, "antes de cada competição sinto um bichinho dentro de mim a mexer".
Mas há momentos e momentos é claro. A nível individual o mais relevante foi o primeiro lugar no Campeonato Interpistas Renault Clio Categoria Box. Para mim uma competição espectacular porque permitiu-me conhecer novas pistas, outras pessoas com o mesmo interesse e sobretudo adversários (que respeito e considero-os uns amigos).
A nível colectivo os relevantes são as três participações nas 24 horas do Porto pelo SCCL. É verdadeiramente uma competição (temos 31 ou 23 adversários). A participação nas 24h do Cartaxo pela extinta e saudosa pista Miniauto do Arlindo e do Fernando e a participação nas duas Resistejos também pelo SCCL.



Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

RI - Eu sou do tempo de agora!
Ou seja, por aquilo que ouço dos mais velhos nestas andanças, antigamente cada corrida tinha 3, 4, 5 mangas, com seis pilotos em cada manga. Eu sempre participei em corridas com duas mangas, nunca mais do que isso. Não sei se o slot está em decadência ou não. Daquilo que conheço (apenas na região de Lisboa) e desde que ando nisto, existem pistas que fecham mas logo a seguir outras abrem portas.
Não acredito que o slot esteja mau. Eu gostava de ir à Slotmodel Racing, à JP Racing, à RGP, à Speed Slotcar Mafra, à Adrenaline, à Arrábida, à Diorama mas não vou porque são longe (a Adrenaline não tanto) e falta tempo para tudo (trabalho, família, outros interesses). Assim, por existir uma diversidade de pistas, os praticantes não se aglomeram/concentram numa só pista como no passado.
Por tudo isto e por continuarem a existir pessoas que gostam de gatilhar, acho que a competição em slot está para durar. O futuro pode passar por aquilo que se está a fazer com a Resistejo. Como se realiza apenas uma prova em cada pista com data marcada atempadamente, sou "obrigado" a ir a essa pista treinar. Logo tenho obrigatoriamente de consumir nessa pista.


Nota: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário