quarta-feira, 13 de maio de 2009

Tutorial montagem Porsche 911 GT1 EVO - GT


Este trabalho foi desenvolvido por Joan Jobal do Team Papamobil, a quem se apresentam os maiores agradecimentos pela disponibilidade e autorização da transcrição da totalidade do trabalho.



Capitulo 1 – Lista de material


Carroçaria:


Após leitura cuidada do Regulamento Associacion Catalana d’Slot (Plafit International Slot Car) para a categoria GT, sabemos então quais os kits e materiais homologados.

A carroçaria escolhida foi uma maqueta da Revell, esta uma opção mais facilitada, dado ser um modelo em cinzento, preparado para levar tinta.

O kit apresentado já foi iniciado, as partes traseiras e dianteiras estavam separadas e as duas entradas de ar por montar, tal como a parte dianteira debaixo do pára-choques, enquanto que as uniões estão “apontadas” com cianocrilato.

Tudo o resto far-se-á a partir de agora.


Fazem falta duas peças imprescindíveis, bandeja de pilotos e aileron, já que o regulamento permite a substituição dos originais da maqueta, assim, tendo em vista a diminuição de peso na parte alta da carroçaria. Trata-se do cockpit Sigma SG-9719-01 e o aileron Top Slot TOP-4007.

Na realidade vende-se sob a forma de uma peça termoconformada de cores diversas para recortar. Pode-se observar que tem já colado duas espumas recortadas e devidamente alinhadas com os encaixes da carroçaria, para além disso estão furadas com uma broca de 2 mm e com profundidade de 6 mm.


Chassis:




O chassis permitido é apenas este, contudo apresenta-se comercialmente de três formas, esta apresentada, uma montada e uma outra completa, incluindo o motor, neste caso utilizaremos esta versão Plafit PF-1300KX-01.




Precisamos também dois eixos de 3 mm com 70 mm de comprimento de aço endurecido Sigma SG-8206-01 e quatro rolamentos de 6mm para eixo de 3 mm. Existem de variadas como os exemplos seguintes: Scaleauto SC-1329-01, Sigma SG-8261-01 y MSC MSC-4007-01. Qualquer das opções é válida ao gosto de cada um.


Rodas dianteiras de 25,5x8mm para eixo de 3mm. Jante de 21mm aligeirada com parafuso M3 Scaleauto Hardcomp SC-2702P-01.

Rodas traseiras de 27,5x5x13 para eixo de 3mm. Jante de 21mm aligeirada com parafuso M3 Scaleauto Procomp 3 SC-2421P-01.

No que diz respeito ao suporte do motor, há duas opções, manter o original de série do kit, ou substitui-lo por um de aço, ambas as opções são válidas, embora o de alumínio original seja algo melhor, dado que dissipa mais calor, nomeadamente em corridas com duração superior a duas horas, assim assegura-se um bom rendimento do motor, sem baixas provocadas pelo aquecimento, portanto suporte de motor de aço PF-1309-N ou o de alumínio PF-1309-X.

A eleição do motor é muito simples, já que segundo o regulamento só há um modelo homologado, tipo Bison PF-8896.


Passemos à transmissão, neste caso elegeu-se uma relação de transmissão de 14/46, sabendo obviamente que o tema das relações de transmissão é muito pessoal e directamente ligado ao traçado da pista, este é um ponto de partida.

A cremalheira é das estreitas e o pinhão é de nylon, a explicação é simples, neste tipo de chassis o motor não pode trabalhar completamente paralelo ao eixo, ficando sempre um pouco de ângulo, daí a cremalheira estreita para reduzir fricções, quanto ao pinhão, verifica-se o mesmo e ainda se reduz o desgaste provocado por pinhões mais duros.

A cremalheira Sigma SG-8549-01 e o pinhão Sigma SG-8507-01.


O cabo de alimentação, será de borracha ou silicone flexível, com uma secção de 2mm mínimo para garantir a passagem rápida de corrente. Cabo silicone extra flexível de 2mm de diâmetro Parma P-488-01.

As patilhas são Big Mama “408 strand” Parma P-663A-01. São excelentes, francamente excelentes, além disso quando se têm de trocar podem aproveitar-se os terminais… bem quanto a isso se verá mais adiante.


Por último a guía e os contrapesos, guía utiliza-se a Parma 3/16 “the blande” P-645-01, que é uma guía muito boa e não causa problemas em competição.

Há mais opções válidas, nomeadamente da Scaleauto, mas por agora usa-se esta.

No que diz respeito a contrapesos, utiliza-se o kit racing PF-EXCEL latão PF-1314BX-01, para instalar na parte dianteira do chassis, havendo ainda a possibilidade de ter de se utilizar outro kit possível PF-EXCEL “B” latão largos PF-1314CP-01.


Todas estas peças, estão homologadas pelo regulamento europeu de Plafit 1/24.




1 comentário:

  1. Excelente Artigo Rui,

    Muito Obrigado pela publicação, é de um valor inestimável para quem se quer iniciar no fascinante mundo dos Plafit´s, e,..... bem precisamos de novos adeptos.

    Um grande abraço

    Henrique Abreu

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