segunda-feira, 25 de maio de 2009

Tutorial montagem Porsche 911 GT1 1/24 - Categoria GT


Este trabalho foi desenvolvido por Joan Jobal do Team Papamobil, a quem se apresentam os maiores agradecimentos pela disponibilidade e autorização da transcrição da totalidade do trabalho.

Capitulo 2: Montagem e preparação da carroçaria

O que temos de fazer primeiro, é separar as peças do kit que necessitamos, a parte dianteira e a traseira da carroçaria, as três entradas de ar, os grupos ópticos, espelhos retrovisores e as partes de baixo. Todas elas se deverão montar.

É imprescindível usar uma tesoura pequena para separar as peças dos respectivos suportes de injecção do kit, evitando assim roturas inoportunas, de caminho aproveitamos também para polir as rebarbas possíveis com uma lixa muito fina.

Para colar as peças utilizamos dois tipos de cola, uma de impacto muito rápida e outra para reforço e enchimento. No mercado, há uma infinidade de marcas e tipos destes produtos, sendo uma boa parte eles boa para este efeito. Contudo sugerimos estas:

Procedemos à montagem, utilizando cianocrilato de efeito rápido (Super Ceys) para unir as peças.

Passo 1 – Começamos pelas duas partes da carroçaria, procurando que fiquem no seu devido lugar, é aconselhável ir colando por partes, dando assim possibilidade de corrigir algo que não esteja em condições.

Passo 2 – Em seguida colaremos a parte traseira do mesmo modo, primeiro por cima e depois dos lados.

Passo 3 – Veremos que as peças necessárias para fazer toda a parte dianteira e o difusor traseiro, formam parte do chassis da maqueta estática, procuramos então no kit o radiador e será colado no seu lugar original, ficando assim a parte dianteira mais reforçada. Serão então recortadas pela multiferramenta (Dremmel), mas não é necessário que sejam cortadas até à sua medida exacta para que possam ser coladas comodamente. Uma vez bem secas, troca-se a serra da multiferramenta por uma lixa e acabar as arestas até à medida pretendida, que terão de ficar segundo o regulamento com uma banda de 4mm e deve ir desde a cava da roda até ao centro.


Passo 4 – Colar as entradas de ar, sempre com cola rápida cianocrilato, alertamos que no modelo objecto da montagem as entradas de ar tiveram de ser ligeiramente submetidas com uma lima de forma a corrigir pequenas imperfeições. Atenção à da frente que sendo apenas uma grelha, verificar a posição para não ser colada ao contrário.


Como se pode ver nas fotos, a carroçaria já está pronta para o seguinte passo.


Agora temos que reforçar o conjunto, não esquecendo que não é uma maqueta estática e que estará sujeita a choques, golpes e possivelmente a cair ao chão.
Utilizaremos para isso uma cola de dois componentes, não importa a marca, o que interessa aqui é que solidifique em 5 a 10 min.
Utilizamos Loctite E-60NC (alternativamente temos mais fácil de encontrar nas lojas da especialidade Pattex).


Uma coisa a ter em conta é que o regulamento proíbe a utilização de qualquer tipo de fibra para reforço de carroçaria.

Reforçaremos pois, com esta cola de dois componentes todas as uniões e todas as partes mais expostas ao impacto, fazendo uma espécie de cordão de soldadura, tal como devem ser também preenchidas todas as partes ocas, deixando todo o conjunto compacto e resistente.

Deixaremos a carroçaria em repouso 48 horas para que a secagem seja efectiva, este período pode ser encurtado, mas por vezes a solidez da carroçaria poderá ter ficado comprometida.

Com isto, finalizamos este capitulo, sem ter nenhuma ideia da decoração que levará.

Sobretudo não esquecer de reforçar todas as partes expostas a golpes com a cola de dois componentes!!

Atenção aos grupos ópticos, devem ser bem colados e reforçados, a foto tenta ilustrar a forma correcta do fazer

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