sábado, 1 de agosto de 2009

Entrevista - Luis Lopes

O entrevistado que se segue é um homem da velocidade do SCCL - Luis Lopes.


Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo Slotcar?

Luis Lopes (LL) - Aos 9 anos recebi uma pista Polistil como "prémio" pela passagem da 4ª Classe. Ainda hoje conservo essa pista que é montada anualmente por forma a verificar o bom funcionamento de todos os componentes e realizar alguma manutenção a algum elemento mais envelhecido.

Mais recentemente, nos finais da década de 90 renasceu o hobby com os fascículos da Planeta Agostini, que coleccionei com muito gosto. As referencias feitas nos fascículos sobre clubes Espanhóis de Slot, levaram-me a tentar encontrar os seus equivalentes na região de Lisboa, mas a Internet de 1999 ainda não dispunha de conteúdos sobre o Slot Português.

Em meados de 2004 voltei a tentar encontrar algo sobre o Slot Português na Internet, e então deparei-me com uma grande quantidade de referências a clubes da região da grande Lisboa. Visitei vários (JP-Racing, AE-Slot, RGP, Amadora) e acabei por me ligar ao SCCL, onde ainda hoje me encontro.


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

LL - Competição em primeiro lugar, mas tenho também alguns temas de coleccionismo. Ao nível da competição aprecio não só a pilotagem mas também a preparação de carros e a sua constante melhoria e evolução.


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

LL - Velocidade, principalmente na sua vertente de Resistência.


Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

LL - O Slot têm-me dado um sem numero de momentos marcantes, dos quais posso destacar a minha primeira participação nas 24 H do Porto, em 2005, que me deu a sensação de pertencer à grande família do Slot Nacional, e a minha ultima participação nas mesmas 24H do Porto, em 2008, pelo primeiro pódio a que se junta o prazer de ter preparado o carro da equipa.


Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

LL - O panorama actual não é o melhor. Tendo eu já participado em provas com 5 mangas, entristece-me ver a raridade com que hoje em dia se fazem provas de 3 mangas. Creio que é necessário um maior aproximar dos vários clubes de uma região no sentido de harmonizar Voltagens, Regulamentos e Calendários de Provas. Seria também desejável uma maior divulgação da modalidade e dos clubes junto do grande publico, no sentido de conseguir gente nova.


Nota: o conteúdo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário