sexta-feira, 24 de julho de 2009

Montagem Quad

Apresenta-se uma solução barata, fácil e eficaz de fazer uma moto 4.

Partindo do chassis da Ninco do Porsche 911/934, da piloto da Superslot (Moto GP), pode também ser um boneco de um brinquedo (desde que com uma dimensão adequada) e do brinquedo que se apresenta:

Iniciando pelo piloto, a figura das motos da Superslot, tem um posicionamento de pilotagem diferente do que se pretende, então, com calor, trabalho, calor e mais trabalho consegue-se moldar o boneco até atingir a forma desejada (o modelo apresentado é obra do Pikão, com o seu toque pessoal como o "tubo" para o Camelbak). Por fim, falta a decoração, naturalmente ao gosto de cada um.

A moto propriamente dita, tem de ser completamente desmontada, para se aproveitar o material necessário que será usado na construção final do modelo pretendido. Primeiro passo, é aligeirar a espessura de plástico do brinquedo de origem, de forma a tornar o resultado final mais equilibrado em termos dinâmicos.
Na fixação desta ao chassis, se na traseira é fácil, aproveitando uma furação existente no brinquedo, já na frente, terá de se montar uma peça de fixação com uma furação central, neste caso em carbono, (qualquer tipo de plástico também faz o mesmo efeito), faz-se aproveitando o formato da moto, é cortado na medida necessária e colado (cianocrilato) e endurecido para lhe conferir a maior robustez possivel.

Depois de decorada, finalmente far-se-à a montagem do corpo da mota e do respectivo piloto.

Passando ao chassis, originalmente com um formato algo maior, inicia-se o corte, primeiro na parte traseira, até à obtenção da forma desejada, no que toca à parte dianteira, repete-se o mesmo principio, tendo em atenção que na zona dianteira, para a verosimilhança da moto real, o chassis deve ser ligeiramente levantado, dado a sua posição original ser plana, terão de ser efectuados dois entalhes, naturalmente, um de cada lado na zona de dobragem, após esta operação, força-se o "nariz" do chassis para a posição pretendida e aplica-se cola (cianocrilato) e o respectivo endurecedor.

O próximo passo é aplicar o sistema de fixação do chassis à carroçaria, aproveitando as "torres" originais de montagem do sistema de amortecedores do chassis, serão aplicadas duas peças com furação central, neste caso em carbono, (uma vez mais, qualquer tipo de plástico faz o mesmo efeito). Depois de manualmente fabricadas nas dimensões necessárias, a aplicação é feita através de colagem (cianocrilato).

Como nota importante, todo este sistema de fixação, tem de ser ensaiado primeiro, tendo em conta que o corpo da moto e o chassis já estão preparados para esse mesmo ensaio.

Ainda no chassis, a aplicação do braço basculante da guia, escolha recaiu num PKS, comprimento adequado, facilidade de montagem com cremalheira dianteira e fácil aplicação ao chassis, neste caso, foram feitos dois furos laterais na posição previamente estudada e o veio metálico de rotação do braço está aplicado, só falta colar.
Obviamente, que o espaço ocupado pelo braço basculante teve de ser cortado no chassis original, depois de cortado, limam-se arestas.

Em termos de chassis e sua preparação falta ainda um pequeno detalhe, mas muito importante, feito com pequenos pedaços de plástico de kits estáticos, é o limitador do braço basculante, cola-se no local próprio com a altura pretendida e cola-se.

Quanto à mecãnica, motor duplo veio Cartrix TX4 Plus, dois pinhões de 9z fornecidos com o motor, cremalheiras Ninco 26z traseiro e 24x frente, jantes Ninco de 17' e pneus PKS Aguja de 1/24.

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