segunda-feira, 13 de julho de 2009

Entrevista - José Pedro Gil

Segue-se José Pedro Gil, um apaixonado do slotcar e da "Salsa".


Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo slotcar?

José Pedro Gil (JPG) - Tinha 6 anos quando os meus pais nos ofereceram a primeira pista, uma "Matchbox", com calhas movidas por um sem fim de arame, e cujos carros (os vulgares carros pequenos da "Matchbox" com uns pinos colados por baixo...) eram puxados por eles.

Mais tarde, lá pelos 9 anos, os meus Pais ofereceram-nos uma Stabo, já maior, e mais "à séria", com dois Lolas potentissimos, e com um perímetro de 6 metros...

...ainda mais terde, lá pelos 14-15 anos, e com um grupo de amigos do colégio Valsassina, organizámos entre nós vários campeonatos, cujas corridas eram feitas em casa de cada um, mas que, na altura já envolviam mais de 10 pilotos. Eram provas de velocidade e rally, e, no meu caso, a Stabo, era o ideal, pois, tanto dava para velocidade, como para rally, visto se desencaixar e passar a uma faixa apenas, dobrando assim o seu perímetro.

O meu Pai ofereceu-nos estas pistas, pois ele próprio já era um grande adepto do slot, desde os 60s, ainda me recordando de um belíssimo Ferrari 158 da Cox, em 1/24 e de um Porsche RSK da Stromberg, em 1/32, ha...e do seu punho preto da "Cox", tendo ele frequentado várias pistas em Lisboa, e uma na Parede, o "Limo Verde".

Entretanto tudo parou...e só mais de vinte e cinco anos depois...quando o meu filho mais velho fez 5 anos é que renasceu o interesse (...ou o pretexto...) para o regresso aos slots. Assim, pelo natal, eu e a minha mulher oferecemos-lhe uma pista Ninco, que, depois a montamos num estrado, e a decoramos durante cerca de um mês, sempre à noite...o que nos deu um gozo enorme, afim de estar pronta, para o Natal.
Escusado será dizer que eu, e os meus filhos (talvez até mais eu...) passamos muito tempo de volta dela, até que trocamos o piso pelo da Carrera.

Daí a ver na "net" que afinal haviam mais pistas públicas e até algumas boas competições, foi um instante....!


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

JPG - As duas, não concebo uma sem a outra. Gosto especialmente de clássicos, mas parados não me dão gozo, gosto de os ter para andarem. É um misto de ter os carros que fazem parte do nosso imaginário e dos nossos ídolos, especialmente, de quando éramos mais novos, e de os ver correr agora, de novo, e nas nossas mãos, o que duplica o prazer.


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

JPG - De tudo um pouco.



Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

JPG - A minha primeira vitória...numa provazita... a minha primeira vitória num campeonato, e o excelente convívio que se retira de cada prova, que, para mim, ainda é o mais importante, aliado, claro, ás discussões que nascem sempre à volta dos modelos, em especial nos clássicos, onde a tudo isto se juntam os factores "história", e "estórias".



Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

JPG - O panorama actual do slot não é mau de todo, já se provou que se conseguem fazer provas muito boas, e, até por quem não tem pistas, como é o caso da Academia, onde, acima de tudo, o ambiente de camaradagem e de diversão que se vive naquelas provas é, extraordinário. Gosto especialmente de provas de clássicos, de recreações, em slot, de grandes povas do 1/1, que proporcionam um clima único. Existem bons rallys, boas provas de velocidade e de raid. A única coisa que vejo que, por vezes não existe, é o bom senso, e algumas quezilias privadas, mas que, ainda assim, tento nelas não me imiscuir, por entender nada dizerem à modalidade em si, mas tão só a questões privadas que me não dizem respeito.
O slot tem boas possibilidades de progredir, assim haja união e bom senso.

Nota: o conteudo das respostas é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário