quinta-feira, 2 de julho de 2009

Entrevista - João Garrett

O entrevistado de hoje, já cá anda há algum tempo, chama-se João Garrett - Garré TT.



Bip Bip - Quando e como aconteceu o interesse pelo slotcar?

João Garrett (JG) - Primeiro foi uma pista Scalextric comprada em Espanha em 1970, com dois Mercedes 230 SL descapotáveis, à qual mais tarde juntámos uma outra de um amigo meu e aí ficámos com quase trinta metros de calha num quintal enorme, mas onde só andávamos com bom tempo e nas férias. Os carros eram um Mirage P4 e um Honda F1, além dos SL.

Chegávamos a gravar o som dos motores em vertiginosas acelerações, tal era a febre dos carros naquela altura...
Por curiosidade, no Colégio onde estudávamos eu e o Zé Manso Preto, fui dar com uma pista de madeira no sótão, que datava da década de 50/60 e já era para 1/24!
Não descansei enquanto não a pusemos a funcionar, mas aí mandavam as notas escolares e nem sempre os padres nos deixavam andar!
Depois em 1986 comprei uma pista para o meu filho, os carros já tinham evoluído muito e fiquei novamente apanhado, até me divorciar.

Em 2001 o Mário Rosas falou-me e levou-me a um "clube" em Lisboa, onde recomeçou o vício e tem sido sempre a acelerar até hoje.


Bip Bip - Slotcar como coleccionismo ou competição?

JG - Tinha uma colecção de estáticos 1/43, de carros de rally, muito bonitos mas não andavam!
Então em 2000 troquei-a por slots, com meu amigo Filipe da M43.
Colecciono carros clássicos de rallys, carros de pilotos portugueses, Grupo B, carros Ford e/ou com motorização Ford, Steve Mc'Queen, Abarth 1000. Mas ando com todos eles e é com eles que corro.

Actualmente aderi à escala 1/24 para competição.


Bip Bip - Rally / raidslot ou velocidade?

JG - Rallys claro! Sempre foram a minha grande paixão, apesar de fazer algumas provas de velocidade.


Bip Bip - Momento mais marcante vivido no slotcar?

JG - O reencontro, 40 anos depois na 200 à Hora de um companheiro de infância, o Zé Manso, infelizmente já desaparecido, ficámos com o mesmo gosto pelos slots estes anos todos!
E por acaso a ida ao Open Espanhol de raids 2009, onde me correu tudo mal!
Valeu o convívio com os magníficos companheiros de viagem.


Bip Bip - Panorama actual e perspectivas para o futuro?

JG - Pois actualmente todos sabemos como está o slot pelo menos aqui na região centro, pelo que não é preciso dizer mais nada.
Só vejo um futuro melhor com o entendimento entre todos os logistas e uns regulamentos iguais em todos.


Nota: o conteudo das resposta é da exclusiva responsabilidade dos entrevistados.

Sem comentários:

Enviar um comentário